A message from the Citizen's Initiative to End Ecocide on Earth
Is this email not displaying correctly?
View it in your browser or choose a different language.

2015 foi um ano emocionante para o Acabemos com o Ecocídio

Começou com uma discussão sobre a petição do Acabemos com o Ecocídio no Parlamento Europeu em Fevereiro.

Posteriormente às nossas conferências em Bruxelas para concluir a Iniciativa dos Cidadãos Europeus e lançamento do Acabemos com o Ecocídio na Terra, um grupo de especialistas tem se dedicado em escrever a proposta de emenda do Estatuto de Roma, um texto que agora está pronto para ser tomado por qualquer Chefe de Estado e proposto para ser incorporado no Estatuto de Roma na conferência de revisão de 2017.

A emenda define ecocídio como “qualquer ação ou omissão que possa causar um dano significante e duradouro a qualquer parte ou sistema de bens comuns globais, ou que ameaçe o ecossistema de serviços essenciais para a segurança do ser humano” e incorpora todos os elementos importantes: responsabilidade estrita, responsabilidade de indivíduos (superior) e corporações, e o princípio de prevenção. O grupo de especialistas reuniu especialistas de diferentes áreas e campos de experiência para chegarem a um consenso na definição que também irá funcionar no escopo internacional; dessa forma agora tudo o que nós precisamos é que um Chefe de Estado parte do Estatuto de Roma proponha a emenda.

Assim como para muitos partidos ambientais, o destaque do ano foi o COP21 em Paris.

COP21 em Paris

No primeiro dia do COP, nossa porta-voz Valérie Cabanes encontrou Ban Ki Moon em um evento em que também estiveram presentes Cacique Raoni, Nicolas Hulot, Marion Cotillard, Mary Robinson, Anggun e muitos outros. Ela entregou as 17 emendas do crime do Ecocídio, em frente a Assembléia do ICC, para informar Ban Ki que nós estamos empenhados na entrada dos Estados para darem apoio a nossa proposta.
Nos dias que se seguiram Valérie entregou a emenda para alguns representantes de Estado das ilhas do Pacífico e também para representantes influentes da sociedade civil da Botsuana, Uganda, Namíbia, África do Sul, Congo, Bolívia, Equador e assim por diante.

Nosso evento principal durante a COP foi o Tribunal Internacional para os Direitos da Natureza, junto com a Aliança Global para os Direitos da Natureza, Nature Rights e Attac France. O painel de juízes que consistia em advogados renomados e líderes da justiça planetária ouviu evidências e pronunciaram julgamentos em casos de ecocídio e violação dos direitos da natureza durante os dias 4 e 5 de Dezembro.

Este vídeo documenta e cobre 3 casos de extração de óleo bruto na Nigéria e no Equador e o correspondente julgamento sobre o ecocídio: http://justice5continents.net/fc/viewtopic.php?t=1107

Você também irá encontrar um vídeo que cobre o Tribunal de Paris aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cXVrxNwGLuw

Um dia antes, nós organisámos uma Conferência sobre os direitos da Natureza e direitos humanos:
construindo soluções jurídicas, econômicas e sociais para a crise planetária. uilding legal, economic and social solutions to planetary crisis
O vídeo aqui começa em Francês mas muitos palestrantes falam em Inglês depois de 42 minutos de vídeo. Os palestrantes convidados são Cormac Cullinan, Samanta Novella, Natalia Greene, Geneviève Azam, Alberto Acosta, Patricia Gualinga, Tom Goldtooth, Shannon Biggs, Corinne Lepage, Koffi Dogbevi, Mireille Delmas-Marty, Emilie Gaillard Emilie, Osprey Orielle Lake, Yann Aguila, Laurent Neyret, Roger Cox, Marie-Odile Bertella, Valérie Cabanes, Marie Toussaint, e Vandana Shiva.

Você também pode ler análises interessantes sobre nosso trabalho em Inglês ou em Francês.

Posteriormente nos unimos aos guardiões da Aliança da Mãe Terra, fundada por líderes indígenas da floresta Amazônica, liderados pelo Cacique Raoni. Nós trabalhámos com os representantes indígenas de todo o mundo em uma declaração de 17 recomendações para serem entregues aos líderes mundiais durante o COP, e oficialmente entregámos a declaração para o presidente Francês no dia 2 de Dezembro no Elysée.

Você pode assistir a um resumo da nosso conferência durante o evento da Aliança intitulado Do Etnicocídio ao Ecocídio (em Francês) e assistir o replay de nossa participação no show de TV Francês aqui.

Nós também participámos de um Side Event organizado pelo Planeta Amazônia no dia 10 de Dezembro no Bourget com o Cacique Raoni e Paul Watson (Sea Shepherd) para alertar sobre o estado atual das florestas e oceanos, argumentando as razões pelas quais nós precisamos que o crime do Ecocídio seja reconhecido.

No período de preparação para Paris nossa porta-voz Valèrie Cabanes escreveu contribuições para três livros: Stop Climate Crime ! (francês), How to Save Humanity (inglês), ae Des Droits pour la Nature (atualmente apenas disponível em francês).
Na COP21, nós também inaugurámos este curto vídeo estrelando Vivienne Westwood e seu marido como Adão e Eva em ‘Problema no Paraíso’.

A idéia é ganhar tração: esse ano testemunhamos um julgamento que foi ponto de referência na Holanda, onde o governo ordenou que a Suprema Instância reduzisse emissões em 25% dentro de 5 anos para proteger os direitos dos cidadãos. Nós estamos orgulhosos que Roger Cox e Femke Wijdekop da nossa equipe tenham sido líderes dessa campanha.

Nos pediram para unir forças com o Comitê de Direção do Tribunal Internacional contra Monsanto, que será realizado em Outubro de 2016 em Hague em parceria com Vandana Shiva, Marie-Monique Robin, Olivier De Shutter, Corinne Lepage, Ronnie Cummins, Gilles-Eric Seralini, anunciados numa conferência de imprensa durante o COP.
Assista esses 9 minutos da conferência aqui no nosso Blog onde você também vai achar uma revisão da imprensa sobre toda a cobertura da nossa mídia durante o COP: https://www.endecocide.org/press-conference-tribunal-against-monsanto/

Em antecipação do COP21, Bolívia havia requerido o estabelecimento de uma ‘Corte Internacional para a Justiça do Clima e da Mãe Terra’, protegendo a integridade da Mãe Terra e seus direitos de regeneração. Equador havia mencionado esse conceito de ‘Buen Vivir’ (viver bem), um novo paradigma social que colocou seres humanos e natureza acima do dinheiro, baseado no princípio de que o crescimento econômico em um planeta com recursos restritos não pode ocorrer sem limites.

Dessa forma, há esperança e nós esperamos ansiosamente por continuar nosso trabalho em 2016 por um mundo com justiça, paz e bem-estar.

Você pode fazer parte dessa mudança.

Copyright © 2015, www.endecocide.org, All rights reserved.
You have received this email after registering your interest
in supporting us at www.endecocide.eu
  unsubscribe from this list