A message from the European Citizen's Initiative to End Ecocide
Is this email not displaying correctly?
View it in your browser or choose a different language.

O End Ecocide torna-se global!

Foi um longo caminho desde que lançámos a Iniciativa de Cidadania Europeia – End Ecocide in Europe. Tomámos primeiros passos, crescemos para além da puberdade e atingimos agora marcos onde necessitamos de expandir os limites do nosso objectivo inicial. Começámos dentro da Europa, mas cada vez mais nos apercebemos que a proteção da Terra não pode ser limitada pelas fronteiras entre nações, pois o nosso planeta não as distingue.

Então, decidimos que devemos todos dar o passo em conjunto para protegermos a nossa Terra. E neste momento gostaríamos também de orgulhosamente apresentar a nossa nova identidade. Do mesmo modo que estamos agora a lutar para Acabar Com o Ecocídio na Terra, assim deve o nosso novo logótipo apresentar a nossa missão. Ao juntarem-se à Carta de Bruxelas, o vosso apoio global mostrou-nos que isto não é mais apenas uma iniciativa europeia. Tornou-se global, porque vocês o quiseram e nós não podíamos estar mais entusiasmados.

A nova identidade mantém os 3 Es originais, representando agora as palavras End Ecocide on Earth (Acabemos com o Ecocídio na Terra). Os Es estão agora juntos num círculo que representa a Terra e o sinal junto ao logótipo mudou. Mantivemos as cores pois elas representam clara e intuitivamente o mundo natural como visto do espaço. Cerca de 79% da Terra está coberta por água, por isso não há dúvida de que o azul é a escolha mais adequada em combinação com o verde, representando a cobertura verde das florestas como os pulmões do nosso planeta.

Estamos felizes por estarmos reunidos sob esta nova identidade e também queremos que você a adote e se sinta parte deste movimento global: afinal estamos a proteger a nossa casa. O End Ecocide in Europe (Acabemos com o Ecocídio na Europa) é uma iniciativa civil global e o seu objectivo é encorajar e capacitar os cidadãos para que tomem responsabilidade no processo democrático, para proteger a Terra.

Com o novo logótipo desejamos unir todos os cidadãos e países para que sejam parte da luta para acabar com o ecocídio na Terra.. Juntos conseguimos fazê-lo, todas as mãos ajudam!

Aponte a data - Conferência End Ecocide, 13-14 de Outubro em Bruxelas

Junte-se a nós de 13 a 14 de Outubro para discutirmos o passado, presente e futuro do ecocídio, assim como os desafios enfrentados por jovens que organizam uma Iniciativa de Cidadania Europeia! Vários especialistas em direito, política, e no sector ambiental irão discutir o conceito de ecocídio e como implementá-lo com sucesso. Mais informação seguirá em breve, mas para já marque a data (Esta conferência está a ser tornada possível com o apoio do programa da UE Youth in Action e do Comité Europeu Económico e Social).

Preparação para o COP21 - Paris 2015

Em Durban no final de 2011, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima decidiu dedicar os próximos 4 anos a negociações e à adoção de um acordo global e legalmente vinculativo para a redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) em todo o mundo e financiar medidas de adaptação nos países mais pobres e vulneráveis. No entanto negociações na Conferência de Varsóvia, no final de 2013 (COP19), foram apanhadas num impasse, nomeadamente devido a interesses privados investidos. Este facto levou a que uma vasta maioria das organizações de sociedade civil presentes nas conversações abandonasse as negociações.

Na próxima conferência que irá ter lugar em Paris, em Dezembro de 2015 (COP21), um grupo de organizações de sociedade civil quer criar mais pressão numa acção conjunta. O nosso voluntário francês, Georges Menahem, representado o End Ecocide in Europe, assistiu ao processo preparatório da “sociedade civil COP21”, que decorreu no último mês de Abril. A reunião incluiu cerca de 80 participantes de mais de 25 organizações, provenientes de uma dúzia de países. A principal discussão girou à volta de:

    Qual seria a melhor estratégia das ONGs francesas para aumentar a sensibilização da população relativamente a grandes temas climáticos, mobilizando-os, e levando a cimeira COP21 a um acordo estatal final que melhore a regulamentação global em matéria ambiental e climática?

Foram acordadas uma agenda comum, estrutura de animação e muitas datas-marco para mobilizações em Paris antes e durante a COP21. O próximo encontro está planeado para 23 a 24 de Agosto em Paris e a ele assistirão Georges e Valérie, a nossa porta-voz. Mais atualizações acerca desta grande iniciativa virão em breve.

Agora é altura de conhecer a equipa portuguesa!

Somos 10 voluntários espalhados por Lisboa e Sintra e uma das mais jovens equipas do End Ecocide! A maioria de nós são estudantes, alguns já na faculdade, enquanto outros ainda no ensino secundário. O nosso voluntário mais jovem tem 16 anos de idade! Mas esses factos não nos impedem de lutarmos por aquilo em que acreditamos.
Desde que começámos que iniciámos várias atividades, de entre as quais, a título de exemplo:

  • Marcar presença em eventos alternativos, como eventos/festivais ligados à ecologia, etc -> Estes eventos permitiram-nos recolher um número significante de assinaturas.
  • Espalhar a palavra em escolas e universidades locais, o que noz fez ganhar mais voluntários.
  • Organizar encontros para dar as boas vindas aos novos voluntários e discutir o que fazer a seguir.
  • Entrevistas na Rádio e em revistas portuguesas.
E muitas mais atividades! Se desejares juntar-te à equipa portuguesa, por favor entra em contato com a Rachel (rachelgomez15@gmail.com). Também estamos a planear um encontro de equipa muito em breve em Lisboa e és muito bem-vindo em juntares-te a nós! Basta entrares em contato connosco.

Todas as mãos ajudam!

Copyright © 2013, www.endecocide.org, All rights reserved.
You have received this email after registering your interest
in supporting us at www.endecocide.org
 unsubscribe from this list